Dave Grohl apresenta mini-documentário ‘Play’

  

dave grohl

O projeto dividido em duas partes abarca uma composição original de 23 minutos, composta, filmada e tocada em sete instrumentos pelo próprio líder dos Foo Fighters.

 «Ver os meus filhos a começarem a tocar música, a aprender a cantar ou a tocar bateria, faz-me regressar aos tempos em que tinha a idade deles, ouvia discos e aprendia ouvindo... E quando levo os meus filhos às aulas de música, vejo salas cheias de crianças que dão o seu melhor para perceber isto. E até mesmo agora, aos 49 anos, continuo a tentar decifrar isto... não é algo que cheguemos a dominar verdadeiramente. Estamos sempre à procura do próximo desafio, sempre a tentar encontrar uma forma de melhorarmos naquilo que já aprendemos», explica Dave Grohl quanto à génese do seu novo projeto.

O líder dos Foo Fighters acaba de lançar um projeto pioneiro, fruto da mais desafiante performance da sua carreira: o mini-documentário a preto e branco intitulado 'Play', dirigido pelo ex-baterista dos Nirvana com a ajudar de Mark Monroe. Esta obra celebra as recompensas e os desafios de uma vida dedicada a dominar um instrumental musical. A primeira parte apresenta cenas de bastidores que narram o amor pela música e a relação com os instrumentos.

Segue-se a peça de 23 minutos que serve de título a esta edição, uma gravação instrumental feita por um homem só – Dave Grohl – que ali toca os sete instrumentos da composição ao vivo, depois misturados numa faixa. Sim, ele tocou a mesma canção sete vezes, em cada um dos diferentes instrumentos, ao vivo durante 23 minutos. Tudo começou com a gravação da bateria, de memória, sem recurso a partituras. Depois foi a vez da guitarra, da guitarra-baixo, das teclas e por aí fora. De cada vez que se enganava ou a interpretação não corria com a perfeição desejada, Grohl recomeçava do início da gravação ao vivo. Quando entra numa sala cheia de instrumentos, Dave sente que está num parque infantil ou numa loja de doces, confessa logo no início deste trabalho.

A versão interativa online deste documentário proporciona aos espetadores a opção de se concentrarem num só instrumento ou de fazer download das partituras de 'Play'. Também está disponível uma lista de organizações às quais podem ser doados dinheiro, instrumentos e trabalho voluntário, bem como de locais onde novos e velhos podem aprender a tocar música juntos, já que a missão de 'Play' é «promover a educação musical».