Politécnico de Leiria destaca-se na competição de SolidWorks

  

Sílvio Póvoa Buggy

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria conquistou cinco prémios no Concurso Educacional Sqédio 2018, nas categorias Melhor Animação, Melhor Imagem, Modelação, Professor e ainda Melhor Instituição.

 

Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.

"Buggy todo o terreno" é o nome do projeto de Sílvio Póvoa, estudante em Design Industrial da ESAD.CR, vencedor do primeiro prémio de Melhor Animação, e distinguido com uma menção honrosa no Grande Prémio. Henrique Galinha, estudante do curso técnico superior profissional (TeSP) em Prototipagem Digital e Desenho 3D na ESAD.CR, ganhou o galardão de Melhor Imagem com o projeto "Nintendo Switch". Na categoria Modelação, Diogo Dias, estudante em Design Industrial da ESAD.CR, arrebatou o primeiro lugar com um conjunto de cinco projetos, "Quatro personagens, Espada, Mouse, Hand e Bionicle".

Diogo Dias Bionicle

João Mateus, docente da ESAD.CR, recebeu o prémio Professor, e o docente Sérgio Vieira foi reconhecido com uma menção honrosa na mesma categoria. O prémio Instituição foi atribuído este ano à ESAD.CR do Politécnico de Leiria, tendo em conta a qualidade global dos 16 projetos da Escola enviados para o concurso Sqédio.

«Estamos muito orgulhosos deste reconhecimento nacional, quer pela valorização dos projetos dos estudantes, do empenho e apoio dos docentes, quer pela distinção da qualidade da formação ministrada na ESAD.CR», salienta João Santos, diretor desta Escola do Politécnico de Leiria. «A inclusão de disciplinas específicas de modelação e visualização digital 3D nos cursos de Design permite que os estudantes ganhem experiência na utilização de ferramentais digitais 3D, cada vez mais imprescindíveis no meio industrial, e que constituem uma mais-valia nas suas carreiras profissionais», realça o diretor.

A edição deste ano do concurso contou 40 projetos, bem como a participação de 69 estudantes, oriundos de três universidades e quatro institutos politécnicos. A entrega dos galardões do concurso educacional Sqédio 2018 está marcada para o dia 16 de outubro, a partir das 14h30, no Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande.

A Sqédio e a SolidWorks disponibilizam recursos inovadores de ensino e aprendizagem de desenho e simulação a alunos e professores. A Sqédio tem criado parcerias e protocolos educacionais com as mais variadas instituições de ensino universitário, técnico e profissional a nível nacional, tornando o SolidWorks no produto de CAD 3D mais utilizado em Portugal em cadeiras de ensino de desenho técnico, design industrial e projecto mecânico.