ESART-IPCB homenageia Jorge Fernando

  

imagem 26 1

Inserido nas comemorações do Dia Mundial da Música, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco homenageou o instrumentista, autor e compositor Jorge Fernando, nas instalações da ESART-IPCB.

Jorge Fernando foi recebido pelo Presidente do IPCB, António Fernandes, pelo Diretor da ESART-IPCB, José Filomeno Raimundo, pelos docentes e músicos Custódio Castelo e Miguel Carvalhinho, e por toda a comunidade académica e sociedade civil que fez questão de marcar presença e acompanhar a Escola nesta merecida homenagem.

Jorge Fernando, sensibilizado com o gesto da Escola Superior de Artes Aplicadas, demonstrou gratidão e humildade aquando o ato do descerramento da placa em sua homenagem. Desafiado pelos alunos da licenciatura em Música – variante Instrumento Guitarra Portuguesa presentes na homenagem, retribuiu a amabilidade acompanhando-os no tema "Chuva", um tema bastante conhecido e composto por si.

Após o descerramento da placa, o Presidente do IPCB, António Fernandes, congratulou o instrumentista, autor e compositor Jorge Fernando pela sua carreira na música Portuguesa, afirmando que "este é um momento singular para a Escola" e que "aqui na ESART também se aprende Jorge Fernando". Adiantou ainda "fazer todo o sentido uma Escola com estas valências em Castelo Branco", aspeto também reforçado por Jorge Fernando.

José Filomeno Raimundo, Diretor da ESART, manifestou o reconhecimento a Jorge Fernando, "Pela arte de compor. Pela arte de cantar. De ser e de estar, num espaço seu e nosso, o espaço que dizemos ser da música...e é de todos. (...) Homenagem simples, de reconhecimento já sentido e plural, mas que queremos marcar neste instante. (...) Prender o som à memória coletiva desta escola, sua e nossa, numa composição inacabada, onde nunca vamos querer chegar ao fim. Muito obrigado, Jorge Fernando".

A placa de homenagem a Jorge Fernando é da autoria de Ana Sofia Moreira Mena, docente da ESART-IPCB e escultora.

Na noite da merecida homenagem, Jorge Fernando atuou no Cineteatro Avenida acompanhado na Guitarra Portuguesa por Custódio Castelo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.