Noites de Ouro animam Cinemateca

  

poster nuits2018 final

A 5.ª edição do festival O Panorama – Les Nuits en Or, em português As Noites de Ouro, organizado em Portugal pela Academia Portuguesa de Cinema, anima a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, já a 7 e 8 de junho.

O evento, uma iniciativa da Académie des César em associação com a Renault, reúne as 34 melhores curtas-metragens, de 35 realizadores, que foram nomeadas nos festivais de cinema de todo o mundo. Ao mesmo tempo que estará a decorrer em Lisboa, o festival estará a acontecer também em Atenas (Grécia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste e Cluj-Napoca (Roménia), Cidade do Luxemburgo (Luxemburgo), Madrid (Espanha), Milão, Nápoles e Roma (Itália), Montreal (Canadá), Estocolmo (Suécia), Viena (Áustria) e São Paulo (Brasil).

O Panorama apresenta um programa de eleição que reúne todas as curtas-metragens premiadas durante o ano pelas Academias de todo o Mundo (Oscar, César, Goya, BAFTA ...). O Panorama é uma jornada extraordinária em torno do mundo do cinema, possibilitando a descoberta de diferentes culturas e os cineastas de amanhã. Eis «uma oportunidade única para as Academias de Cinema começarem a lançar luz sobre a diversidade dos filmes mundiais e participando, à sua maneira, no intercâmbio entre culturas», acredita a organização. A curta-metragem portuguesa apresentada este ano é "Menina" de Simão Cayatte premiado com o Sophia de Melhor Curta-Metragem de Ficção.