Simulando experiências cheias de adrenalina

  

DSCN7714

O Gaming e a realidade virtual são atrações populares na Qualifica. Competições desportivas, passeios e aventuras, e até uma viagem pelo interior do corpo humano são prova de que o futuro não se faz sem computadores.

O Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) participam uma vez mais na Qualifica, com a Sports Arena, espaço amplo onde os visitantes podem experimentar um conjunto de atividades desportivas diferentes, inspiradas na sua vasta oferta educativa, do ténis, ao voleibol, passando pelo basquetebol, o golfe e o surf (este através de um simulador).

Por falar na tecnologia ao serviço da experiência desportiva virtual, na 11ª Qualifica propostas não faltam. No Instituto Português do Desporto e Juventude podemos participar, assim hajam braços e rins que aguentem, numa competição de canoagem. Não muito longe deste espaço o Arouca Geopark convida a entrar num simulador de rafting, como quem desce pelas águas bravas do rio Paiva, num barco pneumático.

DSCN7819

 No Instituto Português do Desporto e Juventude treina-se virtualmente a canoagem

 

Do outro lado do corredor, duas atrações distintas fazem as delícias dos visitantes. Falamos do simulador de realidade virtual 9D e, sobretudo, do Champimóvel. Este simulador da Fundação Champalimaud permite uma viagem ao interior do corpo humano, numa experiência interativa em grupo que dura 25 minutos. Mas se preferir a aprender a pilotar em segurança, simuladores de avião e helicóptero também não faltam na Qualifica.

O Gaming, outra das propostas mais populares, está de volta em força a este evento, contando com um espaço para vários torneios e atividades relacionadas com as tecnologias do entretenimento. Por exemplo, a passagem do youtuber Tiagovsky, a convite do Instituto de Emprego e Formação Profissional foi um dos pontos altos da tarde de sábado. Ao longo dos quatro dias de feira, há ainda a oportunidade de provar um pouco da adrenalina que dominará o ISMAI Legends, quando este torneio inter-escolar do videojogo League of Legends se realizar a 6, 7 e 8 julho, numa iniciativa do Instituto Universitário da Maia.