Novo programa "Corpo Europeu de Solidariedade"

  

CES2018
É hoje que a Agência Erasmus + Juventude em Ação apresenta o novo programa “Corpo Europeu de Solidariedade”.

O programa, lançado pela União Europeia, dirige-se a todos os jovens entre os 17 e os 30 anos, e permitirá a realização de projetos de voluntariado no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e de comunidades de toda a Europa. Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.
Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.
Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.
A sessão de apresentação é conduzida por Luís Alves, diretor da Agência Erasmus + Juventude em Ação. Durante a apresentação – que decorre no Theatro Circo, em Braga – serão reveladas todas as particularidades do programa que prevê o financiamento de ações de voluntariado e, ainda, o apoio à realização de estágios e de empregos nestas áreas.
Durante o encontro será, ainda, apresentada a “Youth Wiki” – uma enciclopédia online que aborda questões relacionadas com estruturas, políticas e ações nacionais de apoio aos jovens europeus e que assenta em domínios como educação e formação, emprego e empreendedorismo, saúde e bem-estar, participação, atividades de voluntariado, inclusão social, juventude e mundo, criatividade e cultura.
As candidaturas ao Corpo Europeu de Solidariedade já estão disponíveis através do Portal Europeu de Juventude, cuja data limite para 2018 é 16 de outubro.