21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Ciclo de Seminários “Agricultura Familiar, Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural” contempla três momentos em diferentes localidades.

 

O primeiro teve lugar no passado dia 18 de janeiro, na Guarda. O próximo, a realizar no dia 24 de janeiro, decorre em Viseu, na Aula Magna do IPV. O terceiro e último está agendado para Vairão, no dia 25 de janeiro.

O seminário de Viseu, a levar a efeito na próxima quinta-feira, 24, tem o seu início marcado para as 9:30h e conta com a presença de reputados especialistas nestas temáticas, distribuídos por quatro painéis: “Agricultura familiar e agricultura biológica: conceitos, práticas, experiências e dinamização dos agricultores”, “Agricultura familiar: do direito à alimentação até ao consumo”, Agricultura familiar e desenvolvimento rural, economia, sociologia e ambiente” e “World café: construir o futuro da agricultura familiar e da agricultura biológica. Problemas e soluções em grupo. Propostas de recomendações”. Antes da sessão de encerramento haverá ainda lugar para a apresentação das conclusões.

Numa altura em que, quer a nível nacional, quer internacional, surgem diversas iniciativas de promoção da Agricultura Familiar, como a aprovação do Estatuto da Pequena Agricultura Familiar em Portugal ou das diretrizes sobre a agricultura familiar na CPLP, importa partilhar experiências e conhecimento que possam contribuir para a melhoria deste setor, quer através do apoio à formulação de programas e políticas públicas, quer do empoderamento dos agricultores familiares e consequente contributo para a implementação da década da Agricultura Familiar.

É, assim, objetivo deste Ciclo de Seminários, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade do Porto no âmbito do Projeto “Pontes entre a agricultura familiar e a agricultura biológica”, reunir especialistas de diferentes áreas e setores, promovendo a participação de investigadores, técnicos e agricultores nas temáticas relacionadas com a agricultura familiar, a sua importância e o seu papel societal, bem como discutir a sua proximidade à agricultura biológica e o seu enquadramento em termos de desenvolvimento rural.

 

Pub Ano Nacional da Colaboração
Pub Sitestar
Pub BEDE's
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
05 Fevereiro 2019

O Grupo AdP – Águas de Portugal lança o AQUAQUIZ, que se destina a fomentar a literacia ambiental. Até 17 de maio decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

ReDescobrir a Terra
30 Janeiro 2019

Trata-se da conferência Clim4Vitis – Climate change impact mitigation - que terá lugar no edifício de laboratórios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , de 18 a 20 de fevereiro.

ReDescobrir a Terra
01 Fevereiro 2019

O Prémio Nacional ReDescobrir a Terra 2018 já tem vencedores. Os três projetos premiados são da autoria de Maria Cândida Siegle do Agrupamento de Escolas de Mira, Gastão Antunes do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Tiago Bacalhau do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. Em breve arranca a edição 2019 deste prémio.